segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Muito além do release

Por Judy L. Tavares Sales

Refletir sobre as práticas de relacionamento entre organização e imprensa é um momento mais do que pertinente para os profissionais de Relações Públicas e os graduandos da área. Infelizmente, algumas assessorias de imprensa ainda restringem suas atividades à mera elaboração de releases e montagem dos clippings, deixando de perceber que a mídia deve ser trabalhada de forma contínua e aproximativa, bem diferente do simples “fazer release”.

Não quero aqui desmerecer a função de um release, mas quando uma assessoria de imprensa concentra os esforços voltados para construir relacionamento entre organização e mídia somente neste instrumento, acaba por desconsiderar toda uma gama de esforços na área da comunicação, como por exemplo promover encontros entre fonte e jornalistas, realizar eventos aproximativos entre organização e mídia, enviar brindes em datas comemorativas, dentre outras possibilidades. Busca-se assim construir uma boa relação entre assessor, assessorado e mídia.

Um assessor de imprensa deve trabalhar de forma harmônica com a imprensa, procurando aproximar as fontes da organização e a mídia. Aliás, os jornalistas devem ser vistos como parceiros de trabalho, os quais estão ali cumprindo com suas atividades e que precisam de respostas, principalmente naqueles momentos nos quais a organização enfrenta uma grande turbulência e o cotidiano sai de sua normalidade. Assim, o assessor deve abrir portas, trabalhando os interesses da organização (a informação institucional) e os interesses da mídia (caráter noticioso).

Espero que este evento sirva como momento de reflexão de todos aqueles que ensinam, trabalham e/ou estudam o relacionamento entre organização e mídia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário