terça-feira, 22 de novembro de 2011

Imagem organizacional e mídia: um relacionamento que começa com Relações Públicas


Por Samara Silveira


Num momento em que a informação é cada vez mais acessível aos diversos públicos, manter uma boa imagem organizacional é um desafio diário para os profissionais que atuam nesse segmento. Jornalistas, administradores e principalmente os relações-públicas precisam cultivar sempre um bom relacionamento com a mídia e os stakeholders a fim de evitar possíveis danos à imagem que estes possuem da organização.

“O trabalho de relações com a mídia não existe no vácuo” 
(NOGUEIRA, 2007).

De fato, um trabalho tão complexo como a manutenção ou mesmo a recuperação da imagem de uma organização não existe sem que haja uma relação de cooperação e transparência com a mídia ao longo dos anos - e aqui entenda-se por mídia não somente os meios tradicionais como televisão, rádio e jornais impressos, mas também as mídias digitais tão importantes e impactantes nesse novo contexto. Dessa forma, quando for necessário um contato mais intenso com a(s) mídia(s), esses canais já estarão abertos e a comunicação fluirá de forma mais simples e cordial com as pessoas, fazendo com que as informações sejam divulgadas da forma menos prejudicial possível.

Investir em Relações Públicas e manter um relacionamento com a mídia é investir no presente e no futuro. Enfim, atitudes como manter opinião pública e jornalistas bem informados sobre a organização e atender bem à imprensa podem, no futuro, garantir não só mídia espontânea (reforçando a reputação e credibilidade da empresa) como também facilitar o diálogo com os meios de comunicação em situações de crise ou quando houver boatos envolvendo o nome da organização.

Referência:  NOGUEIRA, Nemércio.  A prova dos dez ou agregando valor a marcas e empresas pela divulgação jornalística.  In: LUCAS, Luciane (Org.).   Media training: como agregar valor ao negócio melhorando a relação com a imprensa.  São Paulo: Summus, 2007.

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