Por Samara Silveira
Num momento em que a informação é
cada vez mais acessível aos diversos públicos, manter uma boa imagem
organizacional é um desafio diário para os profissionais que atuam nesse
segmento. Jornalistas, administradores e principalmente os relações-públicas
precisam cultivar sempre um bom relacionamento com a mídia e os stakeholders a
fim de evitar possíveis danos à imagem que estes possuem da organização.
“O trabalho de relações com a
mídia não existe no vácuo”
(NOGUEIRA, 2007).
De fato, um trabalho tão complexo
como a manutenção ou mesmo a recuperação da imagem de uma organização não
existe sem que haja uma relação de cooperação e transparência com a mídia ao
longo dos anos - e aqui entenda-se por mídia não somente os meios tradicionais
como televisão, rádio e jornais impressos, mas também as mídias digitais tão
importantes e impactantes nesse novo contexto. Dessa forma, quando for
necessário um contato mais intenso com a(s) mídia(s), esses canais já estarão
abertos e a comunicação fluirá de forma mais simples e cordial com as pessoas,
fazendo com que as informações sejam divulgadas da forma menos prejudicial
possível.
Investir em Relações Públicas e
manter um relacionamento com a mídia é investir no presente e no futuro. Enfim,
atitudes como manter opinião pública e jornalistas bem informados sobre a
organização e atender bem à imprensa podem, no futuro, garantir não só mídia
espontânea (reforçando a reputação e credibilidade da empresa) como também
facilitar o diálogo com os meios de comunicação em situações de crise ou quando
houver boatos envolvendo o nome da organização.
Referência: NOGUEIRA,
Nemércio. A prova dos dez ou agregando
valor a marcas e empresas pela divulgação jornalística. In:
LUCAS, Luciane (Org.). Media training:
como agregar valor ao negócio melhorando a relação com a imprensa.
São Paulo: Summus, 2007.
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